O Medo de perder o emprego, ter de cumprir metas, ultrapassar a carga horária de trabalho, realizar tarefas repetitivas, não ter apoio dos colegas e não ter autonomia são os principais fatores que causam estresse entre os profissionais.
Medo de perder o emprego, ter de cumprir metas, ultrapassar a carga horária de trabalho, realizar tarefas repetitivas, não ter apoio dos colegas e não ter autonomia são os principais fatores que causam estresse entre os profissionais. Segundo pesquisa da Regus, divulgada pelo site InfoMoney (www.infomoney.com.br), em dois anos, 58% das empresas no mundo tiveram aumento significativo de estresse ocupacional.
No país, a situação não é diferente: os brasileiros estão em segundo lugar no ranking de estresse no ambiente de trabalho, ficando atrás do Japão e superando países como China, EUA e Alemanha. Em relação às horas trabalhadas por semana, o Brasil é líder, já que são 54 horas, contra a média mundial de 41 horas, de acordo com levantamento realizado pela ISMA (International Stress Management Association).
“Esta situação é negativa para as empresas, pois no momento em que estão lutando para retomar o crescimento, têm sua gestão e a produtividade no trabalho afetadas, além de baixos níveis de motivação e conflitos internos”, afirmou o vice-presidente da Regus na América Latina, Michael Turner.
Para combater o estresse, é importante que as empresas melhorem a qualidade de vida de seus funcionários e o seu ambiente de trabalho. Ao reduzir o nível de ansiedade das pessoas, é possível manter um equilíbrio saudável na vida profissional. Confira abaixo algumas dicas:
• Ter equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal;
• Praticar esportes e atividades de lazer;
• Programar horários e se dedicar à família e aos amigos;
• Evitar sobrecarga – estabeleça uma lista de objetivos de curto e médio prazo;
• Planejar as atividades que precisam de mais tempo e delegar, quando necessário;
• Estabelecer prazos para execução das atividades;
• Manter um ambiente de trabalho limpo, arrumado e com objetos que ajudam a manter um ambiente aconchegante para trabalhar;
• É importante fazer pequenas pausas durante a jornada de trabalho, para que possa se desligar daquela atividade e voltar mais concentrado;
• Dormir oito horas por dia;
• Motivar e ser motivado positivamente: a motivação começa em cada um e acaba por contagiar o meio em que se vive.
Publicado em: 08/01/2010 12:36Grupo Qualicorp
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Lembre-se sempre existe uma opção, nunca nos falta oportunidade, dinheiro,sucesso...o que nos falta é a crença de que somos nós mesmos que criamos nossas vidas.
Em último caso se ainda não acredita nisso, saiba que se você morrer o seu chefe seguramente vai colocar outro em seu lugar, e você, pelo menos nesta vida, não terá mais que se preocupar com nada.
Eu prefiro criar uma nova situação em que seguramente serei feliz. Reflita quem quiser.
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