Vantagens
A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente.
As centrais necessitam de manutenção mínima.
Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.
Desvantagens
Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele.[11]
Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.
Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroelétrica (água) e a biomassa (bagaço da cana ou bagaço da laranja).
À semelhança de outros países do mundo, em Portugal desde Abril de 2008 um particular pode produzir e vender energia eléctrica à rede eléctrica nacional, desde que produzida a partir de fontes renováveis. Um sistema de microprodução ocupa cerca de 30 metros quadrados e permite ao particular receber perto de 4 mil euros ano.
O VEREDITO FINAL
Qualquer metodo adotado pelo homem sempre trará em seu bojo soluções e problemas. Que ninguém se iluda com uma solução pronta e simples.
Entretanto devemos tomar uma atitude pois uma hora o petróleo vai acabar, o aquecimento é uma possível realidade, e vamos continuar nos afundando na poluição e no lixo se não nos envolvermos.
Marcadores
ATUALIDADE
(4)
COMICS
(3)
COMPORTAMENTO
(15)
Conhecimento
(2)
CORPO SARADO
(3)
curiosidades
(2)
Divulgação
(3)
Ecologia
(1)
energia barata
(1)
ENTRETENIMENTO
(4)
FILMES
(4)
filosofia
(2)
GRUNGE
(2)
história
(6)
JURÍDICO
(5)
LAZER
(1)
Literatura
(2)
Poesia
(1)
Pop Rock
(7)
profissôes
(3)
Proteção animais
(1)
reciclagem
(6)
saúde
(4)
TECNOLOGIA
(4)
Utilidade Publica
(8)
Voluntariado
(3)
O CONHECIMENTO MUDA NOSSA "REALIDADE"
VAMOS AMPLIAR O LEQUE DE CONHECIMENTO E COMPARTILHA-LO COM TODOS, TROCANDO IDÉIAS E CONHECIMENTO. LEMBRE-SE CONHECIMENTO É ATITUDE!!!
Contador Grátis
Contador Grátis
PARCEIROS e LINKS FAVORITOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário