O CONHECIMENTO MUDA NOSSA "REALIDADE"

VAMOS AMPLIAR O LEQUE DE CONHECIMENTO E COMPARTILHA-LO COM TODOS, TROCANDO IDÉIAS E CONHECIMENTO. LEMBRE-SE CONHECIMENTO É ATITUDE!!!

Contador Grátis

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Conheça treino de 11 minutos para ficar em forma sem sair de casa

Muito tempo atras lí um livro de exercicios fisicos para ficar em forma, com rotinas diarias de
apenas 11 minutos, da força aerea canadense. Eram exercicios simples como aqueles de escola primaria, tipo polichinelo, flexão e pular e correr no lugar.
Já testei na prática e utilizp até hoje, são muito eficientes e requer equipamento especial tampouco
muito espaço. Recomendo.

Encontrei uma matéria sobre este livro. Confira:

Conheça treino de 11 minutos para ficar em forma sem sair de casa

NOELLY RUSSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quanto tempo uma pessoa precisa para ficar em forma? Segundo o método de exercícios criado pelo cientista e atleta Bill Orbin para os pilotos da Força Aérea Canadense, apenas 11 minutos por dia.
A técnica, criada no fim dos anos 50 e reproduzida no livro "Mantenha-se Fisicamente em Forma" (Global Editora, 108 págs., R$ 25), alterna alongamento com abdominais, flexões e corrida sem sair do lugar. Tudo pode ser feito em casa, sem aparelhos.
Apesar de antigo, o método tem praticantes fiéis, entre eles a atriz Bibi Ferreira, que, em entrevista à revista Serafina, disse fazer os exercícios diariamente.

Treino da Força Aérea Canadense

Niels Andreas/Folhapress
AnteriorPróxima
O personal trainer Bruno Mantovani mostra alongamento: estique os braços acima da cabeça; curve o tronco até tocar o chão com a ponta dos dedos e levante-se erguendo os braços. Não force os joelhos na tentativa de esticá-los. Repita por dois minutos
Para Fernanda Rodrigues Lima, reumatologista e coordenadora do Laboratório de Condicionamento Físico do Hospital das Clínicas de São Paulo, a técnica é atual.
"A proposta é fazer exercícios de alta intensidade em um curto período. Estudos recentes mostram que essa opção tem resultados semelhantes às práticas menos intensas de longa duração."
De acordo com a reumatologista, o método já passou por várias pesquisas entre os anos 80 e 90 e todas comprovaram sua eficiência. "Depois disso, deixou de ser citado. Interessante voltar agora."
A técnica tem uma versão para homens, chamada de 5BX, e outra para mulheres, a XBX. São cinco exercícios (as fotos ao lado mostram os tipos de movimento). A intensidade e o número de repetições seguem tabelas que variam de acordo com a idade e com o grau de dificuldade.
Segundo Lima, quem tem hipertensão, problemas no coração ou nas articulações não deve fazer o programa. "Alguns exercícios desgastam as articulações e podem causar danos a pessoas com reumatismo." Na dúvida, é melhor procurar um médico antes de iniciar a atividade.
REPETIÇÃO
"O método funciona, mas pode se tornar desinteressante depois de um tempo. É muito técnico, sem momentos de brincadeira", afirma Raul Santo de Oliveira, professor de fisiologia do exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Outro ponto negativo, de acordo com o fisiologista, é que a rotina é solitária e, por isso, pode não ser interessante para idosos. "Nesta fase, a atividade física deve levar em conta a socialização."
Para o diretor técnico da rede de academias Bio Ritmo, Saturno de Souza, os exercícios do método continuam sendo usados, mas de forma diferente. "Usamos aparelhos e integramos os movimentos em rotinas mais variadas."
Segundo Souza, a prática trabalha músculos importantes nas regiões da coluna lombar, da bacia e da pélvis. Mas, para ele, as técnicas atuais têm melhores resultados. "Hoje, há sequências específicas de alongamento e séries para a parte aeróbica."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário